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Arma mekânica ( Espada Flamejante mekânica ) montagem!

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Arma mekânica ( Espada Flamejante mekânica ) montagem! Empty Arma mekânica ( Espada Flamejante mekânica ) montagem!

Mensagem por (GM) PJ.Disouza Ter Jan 19, 2010 1:20 pm

Aqui vai o passo-a-passo da criação de uma arma mekânica um pouco complexa.
Em primeiro lugar, temos que definir o conceito da arma. Pensei em uma "espada-lança-chamas". Uh, nada original, mas divertido!
Em segundo lugar, vamos fazer a lista dos componentes (os valores em parênteses são os custos):

• Espada longa obra-prima (315 PO)
• Placa rúnica de melhoria +2 (1.200 PO + 96 XP)
• Placa rúnica de melhoria +2 (1.200 PO + 96 XP)
• Placa rúnica de explosão flamejante (1.680 PO + 134 XP)
• Placa rúnica de mãos flamejantes com NC 5 (1.375 PO + 110 XP)
• Condutos para as placas rúnicas de armas (11.880 PO + 951 XP)
• Condutos em séries para conectar duas placas rúnicas (200 PO + 16 XP)
• Condutos para a placa rúnica de mãos flamejantes (500 PO + 40 XP)
• Tomada de acumulador híbrida (225 PO + 18 XP)
• Gatilho mekânico (200 PO + 16 XP)
• Gatilho mágico ofensivo (500 PO + 40 XP)


Como esses custos foram definidos?

1. A espada longa obra-prima foi comprada de um ferreiro, pelo preço normal (de acordo com a tabela no Livro do Jogador).

2. Os custos das placas rúnicas de habilidades de armas foram retirados da Tabela 5-16: Exemplos de Custos de Placas Rúnicas para Armas, na página 335 do GPRF. Eles podem ser calculados com a seguinte fórmula: (nível da magia) x (nível do conjurador) x (bônus efetivo) x 40 PO.

3. O custo da placa rúnica de mãos flamejantes foi calculado de acordo com a fórmula para custos de placas rúnicas: (nível da magia) x (Nível de Conjurador) x 275 PO. Esta fórmula está na página 329 do GPRF. No caso, uma magia de 1º nível com Nível de Conjurador 5 fica: 1 (nível da magia) x 5 (NC) x 275 PO = 1.375 PO.

4. O custo dos condutos para as placas rúnicas de armas foi retirado da Tabela 5-15: Custos de Construção de Armas, na página 334 do GPRF. O bônus efetivo total é de +6 (+4 por cada uma das duas placas rúnicas de melhoria +2, e +2 pela placa rúnica de explosão flamejante).
5. Como nós temos duas placas rúnicas de melhoria, temos que ter condutos em série para ligá-las. Condutos em séries custam 100 PO por placa que ligam. Neste caso estão ligando duas placas, logo o custo é de 200 PO.

5. O custo dos condutos para a placa rúnica de mãos flamejantes foi calculado de acordo com a fórmula para custos de condutos básicos: (nível da magia) x 500 PO. Esta fórmula está na página 326 do GPRF. No caso, uma magia de 1º nível fica 1 (nível da magia) x 500 PO = 500 PO.

6. Uma tomada de acumulador híbrida custa 225 PO, de acordo com sua descrição na página 329 do GPRF.

7. O custo de um gatilho mekânico é de 100 PO por bônus efetivo da habilidade a qual ele está ligado. Este gatilho está ligado à habilidade explosão elétrica, cujo bônus efetivo é de +2. Logo, o custo do gatilho é de 200 PO.

8. O custo do gatilho mágico ofensivo para a placa rúnica de mãos flamejantes foi calculado de acordo com a fórmula para custos de gatilhos mágicos ofensivos: (nível da magia) x (nível do conjurador) x 100 PO. Esta fórmula está na página 327 do GPRF. No caso, uma magia de 1º nível com Nível de Conjurador 5 fica 1 (nível da magia) x 5 (NC) x 100 PO = 500 PO.

O custo total do item fica em:
315 PO
+ 1.200 PO
+ 1.200 PO
+ 1.680 PO
+ 1.375 PO
+ 11.880 PO
+ 200 PO
+ 500 PO
+ 225 PO
+ 200 PO
+ 500 PO
Total: 19.275 PO

O item tem 13 componentes ao todo (1 espada, 4 placas rúnicas, seus 4 respectivos condutos, 1 conduto em série, 1 tomada e 2 gatilhos).

Com todas essas informações podemos passar para a construção do item em si, que agora é fácil.

1. RASCUNHAR UM ESQUEMA
Fazer o esquema custa 1/20 do custo total, mais 1 XP por componente, e leva 1 dia por componente. Neste caso, o custo do esquema é de 963 PO (19.275/20) + 13 XP (13 componentes), e ele vai levar 13 dias para ser feito (novamente, 13 componentes). Por fim, o personagem deve ser bem-sucedido em um teste de Ofícios (mekânica) contra CD igual a 15 + número de componentes. Neste caso, a CD é 28 (15 + 13 componentes).

2. CONSTRUIR OS COMPONENTES
Aqui cada componente é construído individualmente. Construir as placas rúnicas leva 1 dia para cada 1.000 PO do preço. O preço das placas rúnicas de melhoria é de 2.400 PO, logo são 3 dias para cada. O preço da placa rúnica de explosão flamejante é de 3.360 PO, logo são 4 dias para ela. Por fim, a placa rúnica de mãos flamejantes tem o preço de 2.750 PO, o que dá mais 3 dias, para um total de 13 dias.
Construir a tomada híbrida leva 1 dia e exige um teste de Ofícios (mekânica) contra CD 15. Construir o gatilho mekânico leva 1 dia e exige um teste de Ofícios (mekânica) contra CD 15, e construir o gatilho mágico ofensivo também leva 1 dia, mas o teste de Ofícios (mekânica) é contra CD 16. O tempo total, somando todos os componentes, é de 16 dias.

3. MONTAGEM E FUSÃO
Na última etapa, os condutos são construídos. Eles também levam 1 dia para cada 1.000 PO do preço. No caso, são 24 dias para os condutos das armas, mais 1 dia para cada um dos outros dois condutos (o conduto em série e o conduto para a placa rúnida de mãos flamejantes), para um total de 26 dias. Cada um desses cinco condutos exige um teste de Ofícios (mekânica) contra CD 15. No fim, mais 1 dia para fundir o aparelho, o que exige um último teste de Ofícios (mekânica) contra CD 28.

Abaixo seguem o custo total do item e o tempo total dispendido pelo personagem.

Custo em PO
Esquemas: 963 PO
Construção e montagem: 19.275 PO
Total: 20.238 PO

Custo em XP
Esquemas: 13 XP
Construção e montagem: 1.517 XP
Total: 1.530 XP

Dias para fazer
Esquemas: 13 dias
Construção: 16 dias
Montagem: 27 dias
Total: 56 dias

Tá, mas no fim das contas, o que esse item faz? Resumindo, é uma espada longa com bônus de melhoria de +4 (bônus de +4 no ataque e no dano) e com a habilidade de explosão flamejante (1d6 de dano adicional por fogo em cada ataque, mais 1d10 se o ataque for um sucesso decisivo). Além disso, com uma ação padrão o personagem pode criar o efeito da magia mãos flamejantes, para fazer 5d4 de dano de fogo em tudo dentro de um cone de 4,5 metros de comprimento. Outros detalhes: o item drena 6 cargas por dia (1 carga por dia por bônus efetivo da arma), mais 1 carga a cada vez que usar mãos flamejantes. Com o gatilho mekânico o personagem pode desligar a habilidade de explosão flamejante – ela continua drenando cargas, mas não fica visualmente aparente, o que pode ser útil em determinadas situações...

Ufa! Trabalhoso, hein? Mas na verdade é bem mais fácil que isso. Muita coisa já está pronta no livro e, dependendo dos modificadores de perícia do personagem, certos testes nem precisam ser feitos, porque ele vai passar automaticamente. Por exemplo, se o personagem tiver +14 em Ofícios (mekânica), ele não precisa fazer nenhum dos testes contra CD 15, porque vai ser bem-sucedido mesmo com um "1" no dado. Faz sentido – um mekânico experiente não iria se enganar ao construir um simples conduto!

*materia do forum da jambô por guilherme.
(GM) PJ.Disouza
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