Ataques de Oportunidade

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ataques de Oportunidade

Mensagem por (GM) PJ.Disouza em Qua Jun 17, 2009 1:38 pm

Ataques de oportunidade são importantes para o equilíbrio geral das regras de combate de D&D. Eles também são um pouco confusos e fáceis de se ignorar. Um dos muitos, muitos objetivos de D&D 3.5 é lidar com questões como essa. O novo capítulo de combate é menor e mais fácil de se entender do que a versão anterior. Como um exemplo do tipo de mudança da qual estamos falando, aqui está a nova descrição de ataques de oportunidade.

Ataques de Oportunidade

As regras de combate corpo-a-corpo consideram que os combatentes estão ativamente evitando ataques. O jogador não precisa declarar especificamente que o personagem está na defensiva. Mesmo que a miniatura esteja lá, parada, no mapa, você pode ter certeza de que, se um orc com um machado de batalha o atacar, ele estará se mexendo, esquivando e até ameaçando o orc com uma arma para manter o orc um pouco preocupado com seu próprio couro.

Algumas vezes, entretanto, um combatente baixa sua guarda e não mantém uma postura defensiva como normalmente. Neste caso, combatentes próximos a ele podem tirar vantagem do lapso em sua defesa e atacá-lo de graça. Estes ataques livres são chamados ataques de oportunidade.

Quadrados Ameaçados:
Você ameaça todos os quadrados nos quais puder fazer ataques corpo-a-corpo, mesmo não sendo sua ação. Geralmente, isso significa tudo em todos os quadrados adjacentes ao seu espaço (inclusive na diagonal). Um inimigo que tomar certas ações enquanto num quadrado ameaçado provoca um ataque de oportunidade por você. Se estiver desarmado, você normalmente não ameaça quadrados e portanto não pode fazer ataques de oportunidade (mas veja Combate Desarmado).

Armas Extensas:
A maioria das criaturas de tamanho Médio ou menor tem um alcance de apenas 1,5m. Isto significa que elas só podem fazer ataques corpo-a-corpo contra criaturas até uma distância de 1,5m (1 quadrado). Entretanto, criaturas Pequenas e Médias empunhando armas extensas (como uma lança longa) ameaçam mais quadrados que uma criatura típica. Por exemplo, um humano usando uma lança longa ameaça todos os quadrados a uma distância de 3m (2 quadrados), mesmo na diagonal. (Isto é uma exceção à regra de que 2 quadrados de distância diagonal são medidos como 4,5m). Além disso, a maioria das criaturas de tamanho maior que Médio têm uma extensão natural de 3m ou mais; ver Criaturas Grandes e Pequenas em Combate.

Provocando um Ataque de Oportunidade:

Dois tipos de ações podem provocar ataques de oportunidade:
mover-se para fora de um quadrado ameaçado e fazer uma ação dentro de um quadrado ameaçado.

Deslocando-se:

Mover-se para fora de um quadrado ameaçado geralmente provoca um ataque de oportunidade do oponente que ameaça. Existem dois métodos comuns para evitar esse ataque: o passo de 1,5m (vide Ações Diversas) e a ação retirada (vide Ações de Rodada Completa).

Distraindo-se com uma Ação:
Algumas ações, quando feitas num quadrado ameaçado, provocam ataques de oportunidade porque você diverge sua atenção do combate. Lançar uma magia e atacar com uma arma de alcance, por exemplo, são ações distrativas. A Tabela 8.2:( livro, jogador) Ações em Combate lista muitas das ações que provocam ataques de oportunidade.

Lembre-se que mesmo ações que normalmente provocam ataques de oportunidade podem ter exceções a esta regra. Por exemplo, um personagem com o talento Ataque Desarmado Aprimorado não incorre num ataque de oportunidade ao fazer um ataque desarmado.

Fazer um Ataque de Oportunidade:

Um ataque de oportunidade é um único ataque corpo-a-corpo, e você só pode fazer um por rodada. Você não precisa fazer uma ataque de oportunidade se não quiser.

Um personagem experiente ganha ataques corpo-a-corpo normais adicionais (usando a ação de ataque total), mas com um bônus de ataque mais baixo. Entretanto, você faz seu ataque de oportunidade com seu bônus de ataque normal -- mesmo que já tenha atacado na mesma rodada.

Um ataque de oportunidade "interrompe" o fluxo normal de ações na rodada. Se um ataque de oportunidade for provocado, resolva-o imediatamente, e então continue com o turno do próximo personagem (ou complete o turno atual, se o ataque de oportunidade tiver sido provocado no meio do turno de um personagem).

Reflexos de Combate e Ataques de Oportunidade Adicionais:
Se você tiver o talento Reflexos de Combate, você pode somar seu modificador de Destreza ao número de ataques de oportunidade que você pode fazer numa rodada. Este talento não te permite fazer mais do que um ataque para uma dada oportunidade, mas se o mesmo oponente provocar dois ataques de oportunidade por você -- como ao sair de um quadrado ameaçado e então lançar uma magia num quadrado ameaçado -- você pode fazer dois ataques de oportunidade separados (já que cada um representa uma oportunidade diferente). Sair de mais de um quadrado ameaçado pelo mesmo oponente não conta como mais de uma oportunidade para aquele oponente. Todos estes ataques são feitos com o seu bônus de ataque normal. Você não reduz seu bônus de ataque ao fazer múltiplos ataques de oportunidade.

Mestre PJ.Disouza

_________________


" A Mekâmica é algo que flui em minhas veias como a magia "
avatar
(GM) PJ.Disouza

Mensagens : 132
Data de inscrição : 03/06/2009
Idade : 32
Localização : Teresópolis ( Khador )

Ver perfil do usuário http://noburacodamaldade.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum