Criação de itens mekânicos Ex: (Manopla eletrica)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Criação de itens mekânicos Ex: (Manopla eletrica)

Mensagem por (GM) PJ.Disouza em Ter Jan 19, 2010 1:26 pm

Ex: manopla eletrica
• Uma manopla com cravos obra-prima (305 PO*);
• Uma placa rúnica elétrica (600 PO + 48 XP);
• Condutos (150 PO + 12 XP);
• Uma tomada de gotejamento (100 PO + 8 XP);

*Supondo que ele queira comprar a manopla pronta. Ele pode construí-la, usando as regras de Ofícios do Livro do Jogador.

Depois de determinar os componentes, podemos partir para a criação do item em si. A criação de um item mekânico é dividida em três etapas:

1. Rascunhar um esquema;
2. Construir os componentes necessários;
3. Montagem e fusão.

1. RASCUNHAR UM ESQUEMA
O custo para rascunhar o esquema é 1/20 do custo total do item, mais 1 XP por componente. Além disso, o personagem deve ser bem-sucedido em um teste de Ofícios (mekânica) contra CD igual a 15 + 1 por componente. Rascunhar os esquemas leva 1 dia por componente. No caso, o custo total do item é de 1155 PO (305 + 600 + 150 + 100); com isso, o custo do esquema fica em 57 PO (1155/20). O personagem também deve gastar 4 XP (4 componentes) e ser bem-sucedido em um teste de Ofícios (mekânica) contra CD 19 (15 + 4 componentes). Rascunhar estes esquemas leva 4 dias.

2. CONSTRUIR OS COMPONENTES NECESSÁRIOS
Supondo que o personagem vá comprar a manopla com cravos pronta, nessa etapa ele deve apenas construir a placa rúnica elétrica e a tomada de gotejamento. Construir a placa rúnica elétrica custa 600 PO + 48 XP, e leva dois dias (1 dia para cada 1.000 PO do preço do 1.200 PO). Construir a tomada de gotejamento custa 100 PO + 8 XP, leva um dia e exige um teste de Ofícios (mekânica) contra CD 15.

3. MONTAGEM E FUSÃO
Na última etapa o personagem cria os condutos e faz a montagem e fusão do aparelho. Criar os condutos e montar e fundir os componentes exige 2 dias (1 dia mais 1 dia para cada 1.000 PO do preço dos condutos). Os condutos custam 150 PO + 12 XP e exigem um teste de Ofícios (mekânica) contra CD 15. Depois de criar os condutos o personagem deve fazer um último teste de Ofícios (mekânica) contra CD 19 (15 + 4 componentes) e então o item estará pronto.


Os custos totais ficaram em 305 PO (da manopla com cravos obra-prima), mais 57 PO + 4 XP (rascunhar os esquemas, que levou 4 dias), mais 700 PO + 56 XP (construir os componentes, que levou 3 dias), mais 150 PO + 12 XP (construir os condutos e montar e fundir o item, que levou 2 dias).
Para fazer algo mais forte, podemos adicionar algumas coisas nela...

• Placa rúnica de toque chocante, com Nível de Conjurador 5 (1.375 PO + 110 XP);
• Gatilho mágico ofensivo (500 PO + 40 XP);
• Tomada híbrida (no lugar da tomada de gotejamento) (225 PO + 18 XP).

Com isso, o personagem pode usar uma ação livre, e fazer um teste de Ofícios (mekânica) contra CD 6*, para ativar o gatilho mágico ofensivo. Isso drena uma carga do acumulador, e faz com que o ataque cause 5d6 pontos de dano de eletricidade adicionais, e ganhe +3 de bônus na jogada de ataque se o oponente estiver usando uma armadura metálica.

*Lembrem-se de que se o personagem tiver um modificador de pelo menos +5 no teste de Ofícios (mekânica), coisa que um mekânico arcano certamente terá, ele nem precisa fazer este teste!

Já ficou um pouco melhor, não? E nem é tão mais caro assim. Tem que lembrar que o item ficou com 2 componentes adicionais, o que aumenta a CD do teste de Ofícios (mekânica) para rascunhar os esquemas em 2, assim como a CD do teste de Ofícios (mekânica) para fazer a montagem e a fusão do item. O custo dos esquemas também fica um pouco maior, de acordo com os componentes adicionais.

*Materia retirada do forum da jambô:

_________________


" A Mekâmica é algo que flui em minhas veias como a magia "
avatar
(GM) PJ.Disouza

Mensagens : 132
Data de inscrição : 03/06/2009
Idade : 31
Localização : Teresópolis ( Khador )

Ver perfil do usuário http://noburacodamaldade.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Criação de itens mekânicos Ex: (Manopla eletrica)

Mensagem por (GM) PJ.Disouza em Ter Jan 19, 2010 1:30 pm

Explicaçoes e funcionamentos de criação:

Jogador:
Para chegar nesse valor, você utilizou a formula da pagina 334 do GPRF correto?

“O Custo de criação de placas rúnicas para armas é igual ao nível da magia X nível do conjurador X bônus efetivo (modificador de preço) X 40 PO, e exige um gasto em XP igual a 1/25 do preço de mercado.”
Deduzi que para chegar no seu valor você usou como “nível de conjurador” o valor de 5, correto? E que o bônus efetivo (modificador de preço) você tirou da tabela 7-14, do LRB II, referente a habilidade “Elétrica” correspondente a +1 certo?
3* X 5 X 1 X 40 PO = 600 sendo XP = 48 PO


Mestre:
Exato, é isso aí mesmo. Claro, na prática não precisava ter feito todos os cálculos – a habilidade elétrica é equivalente à habilidade flamejante, logo os custos de uma placa rúnica elétrica são iguais aos custos de uma placa rúnica flamejante, cujos valores estão na Tabela 5-16, na página 335 do GPRF.

Jogador:
*refere a magia relâmpago como descrito no texto da habilidade na pg. 225 do LRBII
Porque você utilizou o nível de conjurador em 5? Não podia ter usado o menor nível necessário para usar a magia, no caso do relâmpago seria 3, certo?


Mestre:
Tu está certo numa coisa, mas errado em outra. Sim, tu sempre pode usar o menor nível de conjurador possível (embora nem sempre vá querer fazer isso). No entanto, no caso da magia relâmpago, o nível de conjurador mínimo para ela é 5. Isso porque ela é uma magia de 3º nível; um mago só consegue conjurar um relâmpago no 5º nível, logo esse é o nível de conjurador mínimo (se fosse um feiticeiro seria pior ainda, porque feiticeiros só conjuram magias de 3º nível no 6º nível de classe). Ficou claro? O cálculo fica: 3 (nível da magia) x 5 (nível de conjurador mínimo) x 1 (bônus da habilidade; não há como determinar esse valor, o que se deve fazer é olhar a tabela do Livro do Mestre e encontrá-lo) x 40.

jogador
Mas não estou entendendo como você achou o valor do custo da placa rúnica de toque chocante, já que ela não consta na lista de Habilidades Especiais de Armas de Ataque Corpo a Corpo do LRB II. Somente encontrei referencia de Toque chocante na Tabela 7-26: Varinhas, onde da o Preço de Mercado em 750 PO.

Mas como você chegou no valor de 1375 PO + 110 XP ? Como você determinou o “bônus efetivo (modificador de preço)”? Usando a regra a cima citada, não cheguei ao seu valor, o que eu estou fazendo de errado?


Mestre:
Aí é que está. O que a placa rúnica de toque chocante faz nesse item? Ela copia os efeitos da magia de mesmo nome. Logo, ela é uma placa rúnica normal, não uma placa rúnica de habilidade especial de arma. Tu sempre pode fazer uma placa rúnica que copie os efeitos de uma magia. Para isso, use os valores mostrados na seção"Placas Rúnicas", na página 328 do GPRF. No caso, a equação é 275 PO x nível da magia x nível de conjurador. Como eu escolhi nível de conjurador 5, para que a magia fizesse 5d6 pontos de dano (ela faz 1d6 pontos de dano por nível de conjurador), o cálculo ficou 275 PO x 1 x 5 = 1375 PO. Entendido? Não é porque o item é uma arma que todas as placas rúnicas que estiverem nele usarão as regras para placas rúnicas da página 334. Essas regras são específicas para placas rúnicas que fornecem habilidades especiais de armas (como flamejante, velocidade, anti-criatura, vorpal etc.).

Jogador:
Para construir uma arma mágica, de acordo com as regras do LRB II, pg. 284, que tenha uma habilidade, como por exemplo, elétrica é necessário o bônus de melhoria +1. Porem, isto já não se aplica para itens mekanicos certo? Eu posso jogar a habilidade elétrica sem precisar de uma placa rúnica de melhora +1, esta correto?


Mestre:
Sim, correto!

Jogador:
Eu entendi que no primeiro exemplo você somente usou 1 placa rúnica, portanto só foi preciso 1 conduto que ficou no custo de 150 PO + 12 XP, o que em preço de mercado da 300 PO. O que quero entender é se ATÉ 1000 PO somasse 1 dia, ou seja, mesmo que inferior a 1000 PO sempre leva no mínimo 1 dia para construir, montar e fundir OS CONDUTOS, somando-se o tempo mínimo para construção mekanica de 1 dia. O que sempre vai resultar em no mínimo 2 dias na parte de montagem e fusão do item mekanico, esta correto?


Mestre:
Sim, correto de novo. O tempo mínimo para a montagem é fusão é de dois dias: até 1000 PO no valor dos condutos são dois dias, de 1001 PO a 2000 PO são três dias, e assim por diante.

Jogador:
Tomando o primeiro exemplo, não havia gatilho mekanico. Sendo assim, no primeiro exemplo, a placa rúnica sempre sugava 1 carga diária do acumulador, certo? Se eu instalasse um gatilho mekanico ainda assim consumiria a carga diária, porem não ficaria com sinais exteriores aparentes, tipo umas faíscas sei la, ou limitaria o consumo da carga para quando fosse ativado pelo gatilho mekanico?


Mestre:
Sim, na primeira versão do item não havia gatilho mekânico. No entanto, a única coisa que um gatilho mekânico fornece é a possibilidade de desligar o "visual" do item. Não tem nenhum efeito na quantidade de cargas dispendidas (continua sendo uma carga por dia por bônus efetivo da arma).

Jogador:
O que determina o consumo de cargas, 1, 2, 3 e assim por diante, seria o correspondente ao “Modificador de Preço”? Como chego ao valor do “Modificador de Preço” ?


Mestre:
Como dito acima, o consumo de cargas de uma arma mekânica (ou armadura, ou escudo) é de uma carga por dia por bônus efetivo ("modificador de preço"). Esse valor tu não determina, apenas olha na tabela. Uma arma com uma placa rúnica de velocidade (+3 de modificador de preço) e duas placas rúnicas de +2 de melhoria (+2 de modificador de preço cada uma) vai gastar 7 cargas por dia (3 + 2 + 2). Apenas habilidades de armas somam a isso. A placa rúnica de toque chocante, no caso, só gasta cargas quando for ativada (1 carga por ativação).

Jogador:
Quando instalo um gatilho, seja ele mekanico, Mágico Ofensivo ou Reflexivo, é necessário 1 conduto para ele certo?


Mestre:
Na verdade, não. Tu não precisa se preocupar com isso. Os custos dos condutos para gatilhos mágicos já estão inclusos nos custos do próprio gatilho. Em termos de regras, é como se não precisa de um conduto pra isso – embora em termos de "roleplay" os condutos existam, ao pagar o custo do gatilho tu já está pagando o custo do conduto.

*conversa retirada do forum da jambô

_________________


" A Mekâmica é algo que flui em minhas veias como a magia "
avatar
(GM) PJ.Disouza

Mensagens : 132
Data de inscrição : 03/06/2009
Idade : 31
Localização : Teresópolis ( Khador )

Ver perfil do usuário http://noburacodamaldade.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum